Empresa Norte Americana fecha fábrica na Argentina e transfere operações para o Brasil

Tristeza para alguns e felicidades para outros, ou empregos que migram de um pais para outro em função de seus interesses comerciais.
Nesta dança de cadeiras, a empresa americana Navistar, fabricante de Caminhões, Ônibus (entre estes os famosos ônibus escolares americanos) e veículos de defesa, anunciou o encerramento de atividades de sua fábrica de motores na Argentina com a migração das atividades para a sua subsidiaria no Brasil. Foram 100 postos de trabalho perdido pela cidade de Córdoba.
Sobre este assunto, segue o comentário de nosso colaborador para America do Sul, Adm Alberto N. Vargas Callejas, escrevendo diretamente de La Paz na Bolívia:

MWM fecha operações na Argentina

É comum nas empresas transnacionais abrir filiais em outros países, mas também é comum fechá-las; Esse tipo de empresa trabalha com um objetivo financeiro claro, com base nos regulamentos internos de cada país onde abre suas operações, faz um grande investimento na construção de plantas e importa as máquinas e equipamentos necessários para iniciar suas operações, além de contratar pessoal (um grande número de operadores, técnicos e profissionais, geralmente locais) e, com profissionais locais, oferece consultoria em questões trabalhistas e jurídicas para que tudo esteja em ordem.

Essas empresas assumem um grande risco, porque também desejam ter alta rentabilidade para dominar o mercado com seus produtos; no caso em apreço, são as máquinas pesadas que não têm uma venda em massa, mas são voltadas para o setor; Portanto, cada máquina ou equipamento é oneroso para os empreendedores; portanto, existem objetivos de produção relacionados às vendas desses produtos que, se não atendidos, a empresa transnacional simplesmente fecha as operações e / ou muda a planta para outra área onde está mais conveniente para a venda.

Por outro lado, recentemente a Volkswagen anunciou a venda no mercado de seu carro elétrico com o apoio do Governo Federal da Alemanha. Enquanto a fábrica produz os carros, o governo colocará mais usinas de recarga em todo o país, essa medida neutraliza a dependência de petróleo e gasolina na Alemanha e protege o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases tóxicos dos carros que usam combustíveis.

Também, conta com o fechamento da fábrica em Córdoba, a difícil situação econômica na Argentina como resultado da crise cambial e a incapacidade do governo de resolver a questão econômica, que afeta várias empresas naquele país.

Foto: Divulgação Navistar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s