A fabricante de automóveis Nissan e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) querem tornar viável um projeto desafiador: estocar energia solar em baterias usadas do modelo Leaf.
A finalidade é alimentar postes de luz somente com a energia do Sol captada pelas baterias. O estudo está sendo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da instituição e, se funcionar, terá por objetivo trazer iluminação a regiões onde não há energia elétrica. Até o momento, cinco postes de luz com essa tecnologia estão em funcionamento no próprio pátio do centro de pesquisas. Eles são compostos por painéis solares na parte superior e bateria Nissan Leaf na base de armazenamento.
“O estudo reforça as diversas possibilidades de aplicação das baterias elétricas de segunda vida e une três pilares de nossas pesquisas, que são: a mobilidade elétrica, a energia solar e o armazenamento de energia” disse o professor Ricardo Rüther, coordenador do Laboratório de Fotovoltaica da UFSC.
Este post foi publicado, originalmente, no nosso parceiro “Panorama Offshore”.
Obtenha informações e notícias sobre petróleo, gás, energias, pré-sal, biocombustíveis e offshore em http://www.panoramaoffshore.com.br.
