Uma notícia interessante e pioneira na América do Sul, é o lançamento do primeiro carro elétrico 100% nacional produzido na Bolívia por uma empresa Boliviana, a Quantum Automóveis Elétricos. O veículo comporta até 3 passageiros pode chegar a 55 Km por hora e autonomia de até 50 Km, a recarga das baterias demora cerca de 6 h. O preço de venda do produto está em torno de U$ 5.000 (ou cerca de pouco mais de R$ 20.000,00).
Nestes tempos de grande discussão da importância de energia limpa para reduzir o aquecimento global, o lançamento do veículo Boliviano tem uma importância estratégica para a Bolívia e para a própria America do sul. Vale lembrar que a Bolívia segundo estimativas, tem cerca de 50% das reservas de lítio do mundo, Chile e Argentina tem outros 25%, o que torna nossos vizinhos em fornecedores estratégicos para o mundo. Como o mundo tecnológico em que vivemos depende cada vez mais de baterias para celulares, computadores e para os automóveis elétricos, e estas baterias dependem do Lítio, dá para entender a importância estratégica do lançamento da quantum.
O próprio presidente do país, Evo Morales, falou sobre o lançamento em sua conta do Twitter: “Brindaremos todo nuestro apoyo a los ejecutivos y técnicos de la empresa Quantum, orgullo cochabambino y boliviano, que inaugura con creatividad y esfuerzo el nuevo ciclo de industrialización de autos eléctricos en nuestra querida #Bolivia. Juntos conquistamos un #FuturoSeguro”.

Foto: Divulgação Twitter: @evoespueblo.
Nosso portal ouviu o nosso colega Administrador e parceiro do Administradores.Adm na Bolívia Alberto Nelson Vargas Callejas:|
Como administrador de empresas estou orgulhoso pela fabricação de carros eléctricos no meu país Bolívia, mesmo este país sendo subdesenvolvido, ainda temos a iniciativa e a engenharia necessária para fabricar carros ecológicos e de baixo custo; esta fabricação surpreendeu até o mesmo governo daqui, porque não se tem a legislação para esse tipo de carros circular nas ruas das cidades da Bolívia, mas temos sim toda a matéria prima para a fabricação das baterias de lítio, tendo a maior reserva natural de lítio do mundo no Salar de Uyuni em Potosí – Bolívia; lugar muito conhecido como o “mar de sal” na indústria do turismo. O que vem mais adiante é aplicar um modelo de gestão industrial baseado no management 4.0, porque a Bolívia esta no limiar da Indústria 4.0 com a fabricação destes carros, desejo que sejam os profissionais em administração quem dirijam esta nova indústria na Bolívia.
Vídeo e Imagem: Divulgação Quantum.