É quase um case de Administração online, acabou de acontecer e está nas páginas dos jornais, hoje (23/09) o Mega Grupo inglês Thomas Cook, um dos mais antigos do Reino Unido é um dos maiores na sua área no mundo entrou em falência. Um conglomerado com várias empresas com Hotéis e Resorts, Agências de viagem, várias Cias Aéreas (Inglaterra, Alemanha, Escandinávia entre outras), quebrou abruptamente e deixou centenas de milhares de clientes viajando sem garantias de voltar para casa conforme os pacotes vendidos. As autoridades do Reino Unido e de outros países da Europa estão mobilizando recursos e estruturas para repatriar estes viajantes de volta a seus lares.
A pergunta que fica, é como um grupo de tal envergadura, com milhares de empregados, orçamento milionário e experiencia desde centenas de anos, quebra desta forma?
Segundo o presidente do grupo, Frank Meysman, antes da falência, “ A Thomas Cook tem uma diretoria diversificada e uma forte cultura corporativa. Estamos bem posicionados para alcançar nosso objetivo estratégico de gerar crescimento lucrativo e gerar valor para nossos acionistas”.
Após a falência, uma das hipóteses da conta de que as vendas de passagens e pacotes turísticos comprados diretamente pelos turistas pela internet tiveram um peso substancial para a derrocada. A discussão para quem é administrador ou tem interesse no tema, mostra, mais uma vez, os impactos do mundo digital não só no dia a dia das pessoas mas também no das empresas. As empresas e profissionais que não se adaptarem a estes novos tempos, terão um grande risco de sucumbir.