No último dia 10/09 aconteceu um momento importante no projeto de renovação dos jatos de combate da força aerea brasileira. Nesta data em Linköping na Suécia, foi entregue pela SAAB, o primeiro jato F39 Gripen para a FAB. Neste primeiro momento a aeronave ficará na Suécia e se inicia a fase de treinamento dos pilotos brasileiros.
“O F-39 Gripen representa um salto tecnológico significativo na aviação de caça para a Força Aérea Brasileira. É também um ótimo exemplo de desenvolvimento colaborativo baseado na transferência de tecnologia e na promoção da indústria de defesa. Assim, a Força Aérea Brasileira agora possui uma nova plataforma multi-missão para o cumprimento de suas ações de controle, defesa e integração do território nacional. Desde sua concepção, o programa Gripen beneficiou a sociedade brasileira. Estou muito feliz por fazer parte desse momento histórico da aviação de caça no Brasil ”, diz o tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, chefe da Força Aérea Brasileira.
A parceria com o Brasil começou em 2014 com o contrato (valor do pedido 39,3 BSEK) para o desenvolvimento e produção de 36 Gripen E / F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos relacionados. A Saab está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio de seus parceiros nacionais no programa brasileiro Gripen, que inclui um abrangente programa de transferência de tecnologia para o Brasil, a ser entregue em aproximadamente dez anos.
As aeronaves brasileiras Gripen E / F são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência de tecnologia e visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas atividades no Brasil. A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves começará no Brasil. O desenvolvimento do Gripen F de dois lugares está progredindo com atividades extensivas na Rede Gripen de Design e Desenvolvimento em Gavião Peixoto, Brasil. As entregas do Gripen F devem começar em 2023.
Primeiro voo do jato F39 Gripen Brasileiro na Suécia.